Category: Redes Sociais

Como Acrescentar Valor À Uma Marca

Como Acrescentar Valor À Uma Marca

Como a percepção dos clientes pode afetar (e muito) o seu valor no mercado

 

Valor vs Marca: dizer que o cliente faz a marca não é só óbvio como necessário. Sem cliente não tem venda, e sem venda não tem empresa, pois todo o investimento vai por água a baixo.

Como, então, saber investir de maneira consciente em um relacionamento favorável para uma boa experiência entre vendedor e consumidor?

 

Simples. Utilizando da estratégia do Brand Equity.

Sim, simples mesmo! Mas o que é isso?

 

Brand equity, ou valor de marca, é um termo do marketing que descreve nada mais nada menos do que o valor de uma marca. Esse valor é determinado pela percepção e experiência do consumidor com determinado produto. Se as pessoas gostam de uma marca, pensando apenas coisas boas sobre ela, ela tem um valor positivo. Quando uma marca apresenta desempenho insuficiente e decepciona a ponto de as pessoas recomendarem que outras a evitem, ela tem um valor negativo.

 

Na teoria, é tudo bem óbvio. Já na prática, é bom estudar o que você precisa melhorar no seu produto.

 

Componentes do Brand Equity

O aumento da sua participação no mercado deverá ser igual ao resultado da lealdade e valor da marca do cliente. Existem quatro componentes que fornecem esses resultados:

 

Reconhecimento da marca – A marca é amplamente conhecida e reconhecida, e os consumidores sabem o que são oferecidos em relação à concorrência.

Experiência da marca – Os consumidores usaram e experimentaram o produto o suficiente para criar expectativas.

Preferência da marca – a marca é a preferida pelos consumidores e, como resultado, eles se tornam clientes que retornam.

Lealdade à marca – A marca e o consumidor têm um apego emocional, e o consumidor fará todo o possível para comprá-la.

 

 

Como Obter Esses Componentes

Busque o feedback. Agradeça os elogios e lembre o seu cliente de que tudo é feito com carinho e especialmente para que ele volte sempre. Agradeça também as críticas e garanta que aprenderá com elas. Errar é humano, mas aprender com os erros é indispensável para um bom valor de marca.

 

Personalize essas experiências. Saiba como lendo mais nessa matéria especial que nós da Comunikar preparamos especialmente para você. Viu? Já até personalizei um pouquinho nesse parágrafo. Se eu não falasse você nem ia notar.

 

Seja rápido ao responder feedbacks negativos. Sério. Não deixe o fogo se alastrar antes que seja tarde demais. Além disso, mostrar pronto atendimento à clientes insatisfeitos também garante a eles que você não está aqui para fazer corpo mole. Sua empresa é sua vida: trate-a como tal.

 

Visualmente falando, para deixar sua marca na “boca do povo”, faça questão de usar sempre as mesmas cores e o mesmo logo para estabelecer um padrão. Quanto mais personalizado e mais chamativo, melhor para o seu branding. Esse é o tipo de coisa que não sai da cabeça das pessoas.

 

Mantenha uma presença ativa nas redes sociais. Ficar sem postar por muito tempo é uma péssima ideia quando se trata em obter valor de marca. Você não quer cair no esquecimento, não é mesmo? São tantas empresas indo e vindo na vida de uma só pessoa no dia a dia que sumir por algumas horas já é arriscado o suficiente.

 

CUIDADO! Exagerar na presença também não é ideal. Algumas redes como o Instagram consideram como spam o excesso de postagens durante o dia. Isso pode resultar no bloqueio total da sua conta.

 

Concluindo…

Cativar as pessoas realmente não é tão difícil quanto parece. A chave para o carisma é a boa educação e o amor pelo atendimento ao cliente. Se você seguir essas dicas direitinho, adicionar valor à sua marca será uma questão de tempo.

 

E caso precise de ajuda… nós estamos aqui exatamente para isso. ????

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11 de fevereiro de 2020

Algoritmo de Aplicativo Deixa Usuários em Crise

Algoritmo de Aplicativo Deixa Usuários em Crise

Atualização um tanto quanto estranha gera polêmica em aplicativo de carona

 

A polêmica do aplicativo: o que você pode fazer quando a vida lhe dá um sobrenome “infeliz”? A maioria das pessoas que possuem nomes com significados “peculiares” têm de lidar com piadinhas aonde quer que vão. Isso não é lá muita novidade.

 

Mas e se um novo algorítimo no seu app favorito começar a barrar nomes… únicos? É isso o que vem acontecendo com americanos registrados em um aplicativo de caronas no estilo Uber.

 

O Lyft, disponível nos EUA desde 2012, vem causando certo alvoroço entre seus usuários mais fiéis ao enviá-los solicitações para que mudem seus nomes por violarem as regras de segurança.

No dia 19 de dezembro de 2019, algumas pessoas receberam notificações alarmantes, dando-lhes dois dias para alterar seus nomes de exibição por considerá-los “inadequados”. Entre eles, nomes como Dick, Finger, Poon e alguns outros cujas traduções são demasiadamente ambíguas foram os primeiros a serem marcados na lista.

 

“Ei, Lyft. Regras de comunidade são legais e tal, mas é irônico que vocês nos cobrem mais respeito na comunidade enquanto sinalizam meu sobrenome REAL como violação”, disse uma de outras dezenas de clientes estupefatos com a situação.

 

O feedback dessa atualização foi tão negativo que e-mails de retificação começaram a ser enviados para evitar um colapso ainda maior:

 

“Olá, obrigado por trazer isso à nossa atenção, e eu peço desculpas por você ter recebido essa solicitação.Essa mensagem foi enviada erroneamente – nós estávamos tentando melhorar nossos sistemas para criar uma comunidade segura e respeitosa, e nós acabamos passando da linha.”

 

Não é de hoje que updates vêm transtornando consumidores por aí. São muitos os relatos de mal-funcionamento em aplicativos como o Instagram a cada nova atualização, onde novas ferramentas são apresentadas sem ao menos se cuidar do funcionamento restante.

 

Os usuários estão cada vez mais críticos e atentos a detalhes que podem passar despercebidos durante a manutenção de um software. Essa história um tanto quanto cômica ressalta o quão importante é fazer um double check de mudanças antes que elas sejam lançadas…

 

… Pois os resultados podem não ser lá muito divertidos.

 

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6 de fevereiro de 2020

O Que é Melhor: Anúncios ou Postagens Impulsionadas?

O Que é Melhor: Anúncios ou Postagens Impulsionadas?

Como escolher entre investir em um anúncio ou impulsionar uma postagem

 

Acredito que o título da matéria já tenha te feito pensar: mas espera, existe diferença entre anúncios e postagens impulsionadas?!

Para sua surpresa e organização do seu negócio… sim, existe, e é bom você aprender desde já. Começando mais uma aula de marketing digital com a Comunikar!

 

Alguns usuários simplesmente não conseguem diferenciar anúncios do Facebook de postagens regulares. Isso ocorre porque muitos anúncios são exibidos diretamente nos feeds de notícias dos usuários, sem uma divisória aparente.

 

Mesmo assim, os anúncios normalmente vão exibir um título de “conteúdo patrocinado” em texto cinza claro, o que diminui a dificuldade de distinguir um anúncio de uma postagem comum.

 

ANÚNCIO

Os anúncios no Facebook também têm opções de formatação mais avançadas que as postagens, como o modo de visualização em carrossel, em apresentação de slides, anúncios em tela e muito mais.

 

Alguns dos formatos são criados com objetivos de campanha específicos, como uma variedade de opções para anúncios que coletam leads, direcionam usuários ao seu site e promovem produtos. Eles também podem incluir botões de chamada para ação, tornando-os uma opção mais dinâmica para profissionais de marketing digital.

 

Os anúncios também oferecem uma variedade de opções de análise, com acompanhamento de envolvimento e metas de campanha a serem definidas. Além disso, existem ferramentas de preferência de segmentação que são bastante específicas, permitindo que você segmente anúncios para usuários por idade, sexo, local, interesses e outros critérios mais a fundo.

 

POSTAGEM IMPULSIONADA

As postagens impulsionadas são um pouco menos complexas que os anúncios do Facebook, mas são mais próximas da normalidade de um Feed de Notícias comum do Facebook.

 

Ao contrário de um anúncio, elas são simplesmente uma postagem regular do Facebook que você monetiza para atingir um público maior. Isso garante que mais pessoas sejam alcançadas e que um maior envolvimento seja estabelecido com usuários que provavelmente já se interessam pelo tipo de produto que você vende.

 

As publicações impulsionadas têm uma vantagem sobre os anúncios: a ferramenta de pesquisa gratuita de audiência. A maioria das marcas impulsiona as postagens depois de coletar dados de engajamento do público – assim, elas podem focar em produzir o tipo de conteúdo que as pessoas mais procuram.

 

O próprio Facebook ensina que impulsionar uma publicação pode te ajudar a fazer com que mais pessoas reajam, compartilhem e comentem nela. Se a sua intenção é alcançar novas pessoas e clientes em potencial, o impulsionamento por área e interesse também é uma boa opção.

 

Pense que, ao navegar pelas redes sociais e curtir certas publicações, você deixa claro que seus gostos serão sempre relativos à esse tipo de assunto. Empresas que vendem produtos semelhantes vão chegar até você através desse impulsionamento de posts, assim como vendedores de loja que observam o que você procura e te apresentam coisas que “ei, pode ser que você goste disso também!”

 

COMO ESCOLHER?

Na teoria, cada formato tende a incentivar resultados diferentes. Os anúncios do Facebook têm um impacto imediato maior e são diretamente ligados a metas de campanha. Por exemplo: capturas de leads, instalações de aplicativos e vendas. Enquanto isso, as postagens otimizadas tendem a melhorar as métricas de engajamento nas mídias sociais a presença social da sua marca no geral.

 

Na prática, os anúncios são mais analíticos e técnicos com respostas de curto prazo. Já as postagens são menos invasivas e mais descontraídas, com resultados de longo prazo.

O segredo é você entender o que sua empresa precisa no momento e escolher qual a opção mais viável. Agora que você já sabe a diferença e o que cada uma faz, fica bem mais fácil, não é mesmo?

 

Precisa de ajuda para descobrir o que você precisa? Chama quem entende! Afinal, é para isso que as agências de marketing digital existem. Para facilitar a sua vida e melhorar o seu negócio. ????

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15 de janeiro de 2020

6 Tendências Para o Marketing Digital em 2020

6 Tendências Para o Marketing Digital em 2020

“Vidência gratuita” para você saber o que esperar do marketing nesse novo ano

 

É de praxe que o marketing digital esteja em constante evolução. Desde a era da revolução industrial, a tecnologia é uma das coisas que não para de sofrer mutações benéficas.

 

Hoje, ficar para trás no tema não só te garante a fama de careta como coloca sua Empresa em situação de crise. É impossível crescer sem seguir uma moda que dita a globalização da economia.

 

Mas disso você provavelmente já sabia, principalmente se acompanha o nosso blog. Então, já que gostamos de insistir na importância de um bom Marketing Digital, decidimos passar um spoiler sobre o que estará em alta durante o ano de 2020.

 

Aplicativos de mensagens sociais

É óbvio, não é de hoje que usamos as redes sociais. Porém, a crescente popularização delas implica que a cada ano estaremos mais próximos de respirar conteúdo digital.

 

Especialistas em marketing digital garantem que, em 2020, você verá mais marcas usando aplicativos de relacionamento para se comunicar com seus clientes. Ou seja, isso não apenas permite que o marketing seja extremamente personalizado, mas também é uma maneira conveniente de se obter contato direto entre consumidor e empresa.

 

Personalização

80% dos consumidores relatam que estão mais inclinados a comprar de uma empresa que oferece experiências personalizadas.

 

Em 2020, conhecer seu público e interagir com ele de forma mais interpessoal vai se tornar uma obrigação. Invista em um tratamento mais humano e menos robotizado – esse é o segredo do Marketing Digital pessoal. Um bom atendimento em chat privado te leva diretamente até a casa do cliente, oferecendo mais conforto e dinamismo.

 

Sabe-se que, onde tempo é dinheiro, a otimização do mesmo é lucro.

 

Conteúdo interativo

Ter um conteúdo original ajudará sua marca a superar as demais. 91% dos consumidores procuram mais interatividade ao comprar on-line. A era onde apenas uma bela vitrine bastava acaba aqui.

 

Use as redes sociais para fazer postagens que conversem com o consumidor, faça mais vídeos em 360 graus, levante perguntas através de questionários e trate os resultados como pesquisas de satisfação. Em resumo, convide-o a fazer parte do seu negócio, entendeu?

 

Transparência

Não é surpresa que informações transparentes e fáceis de entender são responsáveis por captar e fidelizar clientes. Todos gostam de saber a verdade, especialmente em época de fake news. Nesse ano novo, com certeza não será diferente.

 

Deixe as imagens meramente ilustrativas para os pacotes de bolacha. Crie anúncios reais de pessoas reais utilizando seus produtos para dar um peso de veracidade por apelo emotivo. Afinal, pessoas gostam de ver pessoas, e pessoas geralmente confiam mais em seus iguais do que em imagens com fundo branco.

 

Vídeo

72% das pessoas preferem aprender sobre um produto ou serviço por meio de vídeo. Com tantos benefícios, como interatividade e entretenimento inclusos,mais e mais empresas estão usando o vídeo como ferramenta para comunicar suas mensagens.

 

Claro, criar uma animação simples com frases e “brilhos” não é o suficiente para o Marketing Digital profissional. É por isso que é necessário pensar em todo um roteiro que caiba em imagens criativas para passar a mensagem certa. Se o seu vídeo conta uma história (começo, meio e fim), é mais provável que o espectador o assista até o final.

 

Voice First

Por último mas não menos importante, temos a famosa automação de tarefas por comando de voz. Graças ao crescimento do mercado IA (inteligência artificial), a ideia é que as Empresas passem a oferecer a seus consumidores experiências de voz usando IAs dentro de suas plataformas.

Para se ter uma noção, a ComScore afirma que, em 2020, 50% das buscas serão feitas por voz.

 

Pois é, com a jogada de marketing certa, você consegue destacar seu negócio de forma que os próprios robôs recomendem sua loja física para aqueles que perguntam coisas como “onde fica o restaurante mais perto”. É tudo questão de augorítmos e SEO.

 

Aqui na Comunikar, não só te providenciamos a chave para o futuro como ajudamos você a usá-la! Marketing Digital é a nossa especialidade.

Mande uma mensagem pra gente e venha descobrir o que mais podemos fazer por você.

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8 de janeiro de 2020

Redes Sociais – Qual a Importância de uma boa Comunicação?

Redes Sociais – Qual a Importância de uma boa Comunicação?

O por que de um bom SAC te impulsionar nas redes

 

Meios de comunicação inconvencionais hoje são aqueles que outrora considerávamos insubstituíveis. O telefone, por exemplo, passa a ser menos requisitado quando em comparação com o chat das redes sociais. O consumidor moderno vai preferir a abordagem direta dos chat digitais do que o bate e volta mais “trabalhoso” das conversas por voz.

Mesmo assim, nem todo público deve ser respondido de forma robótica. 80% dos consumidores relatam que estão mais inclinados a comprar de uma empresa que oferece experiências personalizadas. As pessoas gostam de ter um tratamento mais personalizado e único quando em comparação com as outras. É justamente essa abordagem diferenciada que te fará sair em primeiro lugar no quesito carisma.

Sim, empresas também precisam ter carisma. A qualidade da interação produto – cliente é essencial para o fechamento de uma compra, principalmente para a fidelização que tanto se procura no mercado.

Quem em sã consciência voltaria a fazer compras em um local que não atende bem os seus visitantes? Ninguém gosta de um atendente mal-humorado, muito menos de ser ignorado ao questionar o funcionamento da loja. O mesmo pode ser dito quando se trata do ambiente cibernético. Ignorar as redes sociais é provavelmente o maior erro de todos.

Subestimá-las é o segundo.

 

De acordo com a 20ª Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia Brasil, realizada pelo IAB, a publicidade digital já é o maior segmento, respondendo por cerca de 50% de toda a receita publicitária. Isso equivale a cerca de US$100 bi até 2023.

 

Não se trata de anunciar seu trabalho nas redes e esperar uma chuva de clientes no dia seguinte. A conquista de prospectos não acaba nunca. Hoje, tem-se o privilégio de diminuir essa distância através de uma comunicação mais dinâmica na internet, e você pode fazê-la de qualquer lugar.

Como?

Entendendo seu público. Ouvir seus feedbacks, por mais negativos que possam ser, te garante uma visão mais ampla de como seu produto afeta aqueles que o consumem.

Lembre-se de usar e abusar da boa educação: pessoas gostam de ser tratadas com respeito. Ignorar comentários ruins não te levará a lugar nenhum, enquanto retificações demonstram vontade de melhorar o que se precisa.

 

Evite ser monossilábico. Agradeça elogios e faça um convite, sempre que possível, para visitas ao seu estabelecimento. Pessoas sentem-se facilmente coagidas durante um convite direto.

 

Ofereça espaço para opiniões. Deixe claro que todo e qualquer comentário é muito bem-vindo. Afinal, é para isso que servem as redes de relacionamento: para você se relacionar com quem realmente importa.

 

De acordo com uma pesquisa da Epsilon (departamento independente de pesquisa e análise financeira) feita com 1.000 pessoas de 18 a 64 anos, 80% disseram ser mais inclinadas a fazer negócios com uma empresa se ela oferecer experiências personalizadas. 90% afirmaram que a personalização é algo interessante.

 

Trabalhadas com o tempo, essas dicas fortalecerão não só o SAC da sua empresa, mas a forma como ela é vista pelo público. Empatia gera confiança, que gera fidelização, e ambas constituem o maior poder que se pode ter sobre o mercado.

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23 de dezembro de 2019