Rede social substitui um site?

Rede social substitui um site?

“Já tenho uma página no facebook e um perfil no instagram, preciso mesmo de um site?!”

 

É possível notar que empresas de pequeno e médio porte deixaram de atualizar seus sites, principalmente depois do crescente número de usuários das redes sociais nos últimos anos. Mas com a mudança dos algoritmos do facebook em 2018, o resultado não estava mais sendo tão satisfatório. O instagram, por sua vez, não tem as mesmas funcionalidades e informações de uma fanpage. Por isso, uma página no Facebook não substitui a importância de ter um site. Quer entender o por quê? Continue acompanhando este artigo.

 

 

Site x Redes Sociais

Ter um site responsivo e uma boa gestão das redes sociais é essencial para qualquer empresa, independente do segmento. O ideal para que seu negócio tenha uma presença online com mais impacto é ter os dois meios, pois um completa o outro. É importante também entender as plataformas, seus diferentes tons de comunicação e os novos hábitos do consumidor moderno.

Outro fator que deve ser levado em consideração, é analisar o cenário da sua empresa e entender onde é que o seu público está. Com essas informações fica mais fácil traçar as estratégias de mídia.

Por exemplo, diversos negócios deixaram os seus sites de lado e nunca mais o atualizaram. A tecnologia mudou e a forma de consumo também. Hoje, o site precisa ser responsivo, ou seja, se adaptar a qualquer tipo de tela (tablet, celular e computador) e principalmente precisa dispor de uma boa experiência de navegação para o usuário que o visita.

Cenário Atual

Depois de entender todo esse cenário, vamos a resposta do título do artigo. Não, rede social não substitui um site. Assim como um site não substitui uma rede social. Ambos são importantes e se complementam como já foi dito. Mas não há como negar que um site traz credibilidade ao seu negócio, seja ele para venda de produtos ou serviços. Neste caso, quem é que nunca pesquisou algo no Google para confirmar uma informação ou ver se o negócio realmente existia?

Em conclusão, apenas reflita que precisamos entender a funcionalidade de cada canal de comunicação. Rede social é uma rede de relacionamento, ou seja, é um lugar para estreitar a relação com o cliente, interagir, criar conteúdos de valor, ter uma relação de “amigo” e não somente venda. O site é institucional, é onde você será encontrado pelo google, é onde estão todas as informações formais sobre o seu negócio e o que passará mais credibilidade, por isso mantenha-o sempre atualizado.

Esperamos que este artigo tenha ajudado a sanar suas dúvidas! Está precisando de ajuda para melhorar a presença do seu negócio online? Conte com a Comunikar, vamos tomar um café e bater um papo sobre marketing digital.

Até mais!

Por: Marcela Lopes

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

WhatsApp chat WhatsApp Comunikar