Category: Marketing Digital

Rede social substitui um site?

Rede social substitui um site?

“Já tenho uma página no facebook e um perfil no instagram, preciso mesmo de um site?!”

 

É possível notar que empresas de pequeno e médio porte deixaram de atualizar seus sites, principalmente depois do crescente número de usuários de rede social nos últimos anos. Mas com a mudança dos algoritmos do facebook em 2018, o resultado não estava mais sendo tão satisfatório. O instagram, por sua vez, não tem as mesmas funcionalidades e informações de uma fanpage. Por isso, uma página no Facebook não substitui a importância de ter um site. Quer entender o por quê? Continue acompanhando este artigo.

 

 

Site x Redes Sociais

Ter um site responsivo e uma boa gestão das redes sociais é essencial para qualquer empresa, independente do segmento. O ideal para que seu negócio tenha uma presença online com mais impacto é ter os dois meios, pois um completa o outro. É importante também entender as plataformas, seus diferentes tons de comunicação e os novos hábitos do consumidor moderno.

Outro fator que deve ser levado em consideração, é analisar o cenário da sua empresa e entender onde é que o seu público está. Com essas informações fica mais fácil traçar as estratégias de mídia.

Por exemplo, diversos negócios deixaram os seus sites de lado e nunca mais o atualizaram. A tecnologia mudou e a forma de consumo também. Hoje, o site precisa ser responsivo, ou seja, se adaptar a qualquer tipo de tela (tablet, celular e computador) e principalmente precisa dispor de uma boa experiência de navegação para o usuário que o visita.

Cenário Atual

Depois de entender todo esse cenário, vamos a resposta do título do artigo. Não, rede social não substitui um site. Assim como um site não substitui uma rede social. Ambos são importantes e se complementam como já foi dito. Mas não há como negar que um site traz credibilidade ao seu negócio, seja ele para venda de produtos ou serviços. Neste caso, quem é que nunca pesquisou algo no Google para confirmar uma informação ou ver se o negócio realmente existia?

 

Em conclusão, apenas reflita que precisamos entender a funcionalidade de cada canal de comunicação. Rede social é uma rede de relacionamento, ou seja, é um lugar para estreitar a relação com o cliente, interagir, criar conteúdos de valor, ter uma relação de “amigo” e não somente venda. O site é institucional, é onde você será encontrado pelo google, é onde estão todas as informações formais sobre o seu negócio e o que passará mais credibilidade, por isso mantenha-o sempre atualizado.

 

Esperamos que este artigo tenha ajudado a sanar suas dúvidas! Está precisando de ajuda para melhorar a presença do seu negócio online? Conte com a Comunikar, vamos tomar um café e bater um papo sobre marketing digital.

Até mais!

Por: Marcela Lopes

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15 de abril de 2019

Pedido criativo de pizza pelo Facebook viraliza nas redes sociais.

A hora que a fome aperta qualquer ação é válida para garantir o lanche, inclusive apelar para o Facebook.

 

A criatividade de um grupo de amigos garantiu em Campo Largo, Região Metropolitana de Curitiba (PR) a pizza da noite. Um pedido mais que inusitado viralizou na internet após um rapaz identificado como Marllon e seus amigos fazerem um pedido de pizza muito criativo e bem-humorado. Sem sinal e sem crédito no celular, eles decidiram pedir uma pizza pelo Messenger do Facebook.

 

Por meio do serviço de mensagem, mandaram fotos pra lá de divertidas aos donos da Brito’s Pizzaria. A maneira descolada de fazer o pedido ganhou as redes sociais em pouco tempo.

Como a maioria das pizzarias eles estavam acostumados a receber pedidos pelo telefone e até mesmo pelo whatsapp, os donos, em um primeiro momento, acharam estranho alguém pedir pizza pelo Facebook. Mas os amigos começaram a mandar fotos para provar que não tinham sinal para fazer ligações.

 

Até mesmo quando o estabelecimento na cidade de Campo Largo ofereceu ligar para o cliente, eles enviaram uma foto para explicar que o celular só estava funcionava para chamadas de emergência. No bate papo, os clientes fotografaram de forma divertida todo o processo, desde a impossibilidade de fazer a ligação até a forma de pagamento – uma nota de R$ 50 e uma moedinha de R$ 1.

 

Os funcionários da pizzaria decidiram entrar na brincadeira e enquanto recebiam fotos de caras e bocas do pedido mandavam fotos de todo o processo de produção até a entrega pelo motoboy. Tudo isso ainda pelo Facebook.

 

Depois que a conversa viralizou, a pizzaria já recebeu novos pedidos de pizza pelo Facebook Messenger. “Postaram nas redes sociais e, do nada, começou a repercutir. Ficamos assustados no começo, mas o movimento já aumentou bastante”, disse o gerente.

Para acompanhar a história e ver o final feliz, acompanhe o desfecho dessa história os prints abaixo:

Problema resolvido  🙂

As vezes só precisamos de criatividade, atenção aos acontecimentos do dia a dia e uma forcinha do acaso para obtermos sucesso em campanhas de marketing digital. Sucesso!

 

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31 de julho de 2017

[Infográfico] 6 erros graves de Marketing Digital

O Marketing Digital é fundamental para quem deseja obter resultados online, porém ainda é novidade para diversas empresas.

 

Segundo pesquisa da Adobe (2013) com profissionais de marketing, 76% dos participantes dizem que o marketing mudou mais naqueles últimos dois anos do que nos últimos 50. 

Imagina agora? Com certeza os números aumentaram, a tecnologia avançou rapidamente, estamos em uma era totalmente digital.

Já segundo a Adweek, ainda no mesmo período, mais de um terço dos diretores de empresas nesse segmento acreditava que o digital seria responsável por 75% do marketing gasto nos próximos cinco anos. Eles estavam certos.

Ainda assim, em 2013, apenas 9%  acreditavam que suas estratégias eram funcionais.

 

O que fazer para mudar essas estatísticas?

 

Trabalhar engajamento, reinforçar interatividade online, aumentar interações (de qualidade) com clientes… evitar metas que fogem de objetivos concretos que você e sua empresa podem alcançar, entre outras dicas que não são tão complexas assim.

 

Quer uma boa notícia? Nós temos! Segundo dados da McKinsey, que é líder do Centro de Excelência em Marketing Digital na América Latina, o Brasil ainda possui 80% das empresas em estágio inicial no Marketing Digital, sendo 23% iniciantes e 57% emergentes.

 

Nem tudo está perdido. 😉

 

É dentro desse pensamento que preparamos esse post para o maior dos objetivos: o crescimento junto à tecnologia no mundo do marketing digital. A Comunikar está aqui para oferecer um compilado de soluções para estes problemas tão simples – e tão comuns.

Confira abaixo o Infográfico que preparamos para que você não cometa erros na hora de criar sua estratégia digital.

 

 

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22 de maio de 2017

7 dicas de Marketing para Redes Sociais

Dicas para Redes Sociais

 

Você sabe qual o melhor jeito de estabelecer uma estratégia para suas redes sociais?

Não?

Ah, sem problemas! A Comunikar está aqui para facilitar a sua vida, te oferecendo o conhecimento necessário para crescer no mercado.

 

No artigo de hoje, preparamos 7 tópicos chave para você se destacar com sucesso sem muito segredo.

Veja abaixo, transcrito de forma breve e dinâmica, o passo a passo que vai te garantir uma melhoria no perfil da sua empresa nas redes sociais. Qualquer dúvida que surgir, estamos à disposição. E se você estiver à procura de uma empresa que entende do assunto para gerenciar suas redes para você… bem, estamos à disposição também! 😉

 

#1. Foco: Uma estratégia focada possui maior chance de sucesso, pois constrói uma marca forte.

#2. Escute: O sucesso nas redes sociais e no marketing de conteúdo requer mais escuta. Participe de discussões para saber o que é importante para o seu público-alvo.

#3. Paciência: Alcançar resultados requer comprometimento a longo prazo.

#4. Qualidade: Qualidade supera quantidade. É melhor ter 1.000 conexões que interagem com seu conteúdo, do que ter 10.000 conexões que desaparecem depois de se conectar com você pela primeira vez.

#5. Reconhecimento: Uma das partes mais importantes do sucesso em Marketing de Rede Social é construir relacionamento. Não ignore seu público.

#6. Acessibilidade: Esteja disponível para o seu público. Participe das conversas. Seguidores podem ser inconstantes.

#7. Profissional: É muito importante ter acompanhamento de um profissional especializado, pois ele está apto a identificar os melhores investimentos e saber quais as redes sociais devem ser mais alimentadas, além de quais as ferramentas são essenciais para o sucesso da sua estratégia. Para isso, conte a Comunikar.

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13 de abril de 2017

5 sinais de que você precisa contratar uma agência

5 sinais de que você precisa contratar uma agência

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#1. Contratar uma agência? Não são só as grandes empresas que precisam.
É um grande erro achar que apenas as grandes empresas precisam de suporte profissional. Agências de Marketing Digital podem beneficiar negócios de qualquer tamanho, contanto que você tenha em mente qual o seu objetivo. Ou seja, independente do porte da empresa, um planejamento de marketing bem montado é fundamental.

#2. Você não sabe qual a melhor forma de abordar seu público-alvo
Descrever o perfil do cliente é fundamental para que sejam traçadas boas estratégias. A agência se preocupa para que a linguagem e a veiculação atinja adequadamente seu público, fazendo com que não ocorra desperdício do investimento e conseguindo o retorno desejado.

#3. Sua marca não é lembrada pelos seus clientes
A agência irá trabalhar para que ocorra a identificação do consumidor com a empresa, fazendo com que o cliente veja a marca como extensão do seu dia a dia. A partir daí, os resultados começam a ser mais duradouros.

#4. A concorrência está forte
Se os seus concorrentes possuem uma parcela maior de mercado ou estão com uma atuação mais forte a cada dia, provavelmente você está com uma má gestão de marketing (ou ausência dele). Nesse caso, a agência irá identificar oportunidades no mercado, analisar os pontos entre sua marca e seus concorrentes e, assim, traçar estratégias que levem sua empresa a uma posição mais favorável frente ao mercado.

#5. Você não tem presença na Internet
Apostar em novas abordagens é fundamental para as empresas que buscam se destacar e o Marketing Digital é o campo que mais cresce na publicidade. A internet pode ser utilizada para proporcionar interação do cliente com a marca, aproximando seu relacionamento, para conhecer melhor o público-alvo, por exemplo. Possui longo alcance, aumenta a competitividade e ainda há possibilidade de segmentação de clientes, entre outros diversos benefícios.

Caso você tenha se identificado com um ou mais tópicos, aconselhamos que procure urgente uma agência.
A Comunikar tem a solução exata para seus problemas. Conheça!

 

contratar uma agência

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21 de março de 2017

Como definir o seu público-alvo?

Como definir o seu público-alvo? Descubra a Importância de definir seu Público-Alvo.

Um grande problema que muitas empresas, principalmente das que estão começando, é saber diferenciar seu público-alvo dos demais,  definir para quem irá vender seus produtos/serviços. A resposta natural seria: “Vamos vender para todo mundo” mas será que é realmente assim que funciona? Porque tão importante quanto saber o que irá vender, também é preciso saber para quem e como você irá vender para ele.

A definição do público-alvo precisa ser encarada como um fator primordial no planejamento da empresa, podendo passar por readequações ao longo do tempo. Ter uma definição mais completa do público consequentemente ajudará a estruturar melhor os objetivos comerciais e de marketing.

Uma empresa de sucesso conhece muito bem seus produtos/serviços e da mesma forma deve conhecer bem o perfil das pessoas que consomem seus produtos para saber seus desejos, necessidades, hábitos e poder aquisitivo e, com isso, definir novas estratégias para atingir de forma mais certeira.

Visto a importância de definir e conhecer o público-alvo, como fazer, então, para definir qual público a empresa irá atingir? Primeiramente, é importante saber quem já comprou e analisar alguns dados importantes como: sexo, idade, onde mora, profissão, etc. são esses dados que irão auxiliar você a começar entender seu público. Feito isso, deve-se observar os hábitos de consumo desses clientes: o que compram, quando compram e como compram; essas informações servirão para ajudar a empresa a criar novos produtos, estabelecer uma nova comunicação e estratégias de vendas.

Independentemente de qual setor de mercado a empresa atua, alguns fatores externos podem interferir direta ou indiretamente nas decisões planejadas previamente. Porém, a empresa que conhecer bem seus clientes tem mais chances de se adequar a essas mudanças e seguir as tendências e as mudanças que acontecem na sociedade. O mais importante de tudo é estar sempre antenado em todas essas novidades.

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14 de junho de 2016

3 Estratégia para e-mail marketing

E-mail marketing, como utilizar essa ferramenta de forma concisa ?

E-mail marketing é umas das ferramentas de marketing que possui maior taxa de assertividade, com baixo custo (quando comparada a outras mídias) e alta possibilidade de personalização que existem no mercado, e em conjunto com outras ferramentas como mídias sociais, google adwords, SEO, etc., fazem o seu negócio obter sucesso online, mas como utilizar essa poderosa ferramenta de forma certeira e conseguir um ótimo resultado? Há alguns pontos importantes que devem ser considerados:

1 – Cuide e invista em sua base de e-mails:

Além da quantidade de e-mails que a empresa trabalha, é importante que se preze pela qualidade de seu lead para que seus e-mails tenham maior resultado e tenham menos opt-out (pessoas pedindo para sair de sua base). Quanto mais se sabe de sua base de e-mails, mais segmentada poderá ser a sua ação e, conseqüentemente, haverá maior engajamento do público com a empresa.

2 – Crie conteúdo que atraia o seu público-alvo:

Agora que conhecemos a base de e-mails, precisamos criar conteúdos que atraiam essas pessoas e as façam interagir com a empresa. é importante ter um cuidado especial com o que irá ser enviado, quais imagens irá utilizar, se é que irá utilizar, qual a linguagem, forma de tratamento, etc. e qual propósito da campanha de e-mail que poderá ser uma newsletters com informações relevantes ou notícias do seguimento, promocionais com algumas ofertas, ou um mix de informação e promoção.

3 – Atenção com a freqüência dos envios:

É importante saber a freqüência certa para enviar o e-mails para que seus clientes não se incomodem e acabem fazendo opt-out de sua lista. O excesso de e-mails é prejudicial e causa uma má reputação para a empresa, afastando o cliente e fazendo com que seus e-mails caiam diretamente na caixa de spam. É necessário também saber quais são os melhores horários para envio, quais dispositivos ele acessa o e-mail com maior frequência, etc para possa interagir com a mensagem.

Antes de se criar as campanhas de e-mail marketing, é preciso ter planejamento e coerência para uma maior assertividade. E-mail marketing pode ser uma excelente forma de aumentar as vendas e o número de clientes, desde que seja utilizada de maneira correta. Deve-se pensar desde a linha de assunto, para que chame a atenção e consequentemente a abertura, até a formatação para que se encaixe em dispositivos móveis como smartphones, tablets, etc.

Quanto melhor for detalhada a sua estratégia, melhor serão seus resultados.

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7 de maio de 2016

Marketing Digital e o seu valor de ouro

Marketing Digital na história do Marketing.

O Marketing nasceu no século XX. É difícil saber exatamente quando e como ele surgiu, já que é comum o ato de fazer propaganda de algo que temos e desejamos passar a outro. O objetivo do marketing é criar relacionamentos para atrair negócios e credibilidade. Mas o que fazer quando o praticamente o público inteiro troca de mídia?

O mundo evoluiu e migrou para o meio digital, e o marketing teve que fazer o mesmo para acompanhar a massa que aprendeu a viver em um novo mundo, onde possuímos duas identidades, a vida real e a online. O que não da pra negar é que o meio digital trouxe ao marketing várias vantagens. Ele proporciona métricas claras que ajudam, a saber, se você está aplicando o seu marketing de forma efetiva ou não. Isso é ótimo para que você calcule se o retorno de sua campanha tem sido positivo ou não. Este retorno sobre o investimento é chamado de ROI, e ele facilita o trabalho de marketing nos dias de hoje.

A migração para o mundo digital fez com que o marketing fosse repensado. As novas mídias nos dão mais oportunidades para uma propaganda mais efetiva. Podemos tirar vantagem, por exemplo, de talvez o mais importante dos 4P’s, o P de praça. Com a internet temos um alcance global onde podemos determinar exatamente pra quem de qual região nossa propaganda irá aparecer. Dessa forma gastamos dinheiro apresentando nosso produto ou idéia somente para as pessoas que queremos atingir sem nem ao menos precisarmos estar na mesma região que elas.

Outra ótima atitude no marketing digital é a de criar interações da marca ou produto com o público. Isso faz com que o consumidor se sinta importante por estar visível para a marca. Dessa forma o público constrói uma confiança maior por saber que ele tem voz para aquelas pessoas ao invés de ser só mais um cliente. O público também acaba gerando informações para a marca através de suas interações e o fato de podermos mensurar isso pode abrir um grande leque de oportunidades para ajudar a definir um target ou público alvo.

A internet faz com que as informações circulem com uma velocidade extraordinária, as coisas fluem muito mais hoje em dia do que anos atrás, a rede está acessível para todos e isso impacta de uma forma muito forte. O marketing digital permite a adaptação. Caso algo mude de uma hora pra outra você também pode mudar o seu anúncio, isso não era possível anos atrás quando as propagandas eram veiculadas em mídias físicas, como um jornal por exemplo.

As ferramentas do marketing digital vêm crescendo cada vez mais, algumas já são conhecidas e outras ainda estão se consolidando, mas uma coisa é clara, elas têm facilitado cada vez mais a expansão do marketing.  A forma mais utilizada é a SEM (Search Engine Marketing), sua função é a de trazes resultados através de site de buscas como o google por exemplo. O que é muito importante considerando que os sites de busca são a porta principal praticamente todas as pessoas que acessam a internet diariamente.

Dentro do SEM temos duas formas de trabalho, o SEO (Search Engine Optimization) onde a intenção é melhorar o posicionamento do seu site na busca orgânica do Google. Esta ação é feita sem um pagamento aos sites de busca. Dependendo de como a marca ou empresa esta abordando seus clientes com palavras chaves, sites responsivos (para serem acessados de qualquer dispositivo), e matérias a colocação do site na busca do Google fica em cima ou embaixo. Ter seu site nas primeiras posições da pesquisa é ótimo, já que o cliente que pesquisou e dessa forma ele tem interesse no assunto.

A segunda forma de trabalho dentro do SEM é a PPC (Pey Per Click), nela as pessoas inserem propagandas que são apresentadas aos clientes na rede, e pagam pelos cliques em seus anúncios. São exatamente os anúncios patrocinados, gerados através do Google Adwords, onde se pode mensurar e filtrar exatamente o público que se deseja atingir. O lado positivo de trabalhar com o Adwords é que você só paga por clientes que entraram em seu site ou loja online, o que já facilita a apresentação de seu produto.

Fora as formas de marketing inseridas no SEM também temos outras ferramentas como a Mídia Display, que são os banners que ficam inseridos em portais. O email marketing, onde a vantagem é o interesse do cliente de receber novidades e ofertas de um produto ou marketing. E o Native Adversiting, que se trata de criar conteúdo de listas para inserir em outros sites já que as pessoas estão cada vez mais centradas e terminam por falta de tempo ou cansaço a não pesquisar conteúdos em diversos sites. O poder do marketing Digital é imenso e são inúmeras as suas ferramentas. A evolução do marketing resulta em uma propaganda mais eficiente e que arrecada menos custos do que anos atrás, hoje em dia só não acerta na propaganda quem não quer.

 

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2 de maio de 2016

Google Adwords e sua Importância: entenda sua função

Google Adwords – Entenda a Função

Google Adwords, a plataforma de anúncios do Google, é a maior da internet. Graças à onipresença do buscador e à quase infindável rede de sites parceiros, saber usar bem a ferramenta pode ter um peso decisivo para quem quer tirar proveito da publicidade online.

O Google Adwords é uma ótima ferramenta para todas empresas que desejam ser encontradas facilmente através do mecanismo de busca do Google e vamos explicar como ele funciona.

Ao escolher quantas palavras-chave quiser, sem número mínimo, que estiverem relacionadas ao tipo de empreendimento, o anúncio será exibido. A empresa pode segmentar a campanha do Adwords por tipo de públicos alvo, tipo de web site ou remarketing. Os anúncios ainda podem ser segmentados para clientes em determinadas localizações, sejam países, cidades, bairros ou quarteirões de distância. O anúncio é criado pela empresa, sejam textos ou imagens, transmitindo a mensagem que desejar. A ferramenta permite ajustar os anúncios, fazer testes com novos termos, pausar a campanha e reiniciá-la sem custo.

O que faz o Google Adwords ser reconhecidamente uma boa opção é o fato de que no Google as pessoas estão buscando ativamente soluções para problemas ou dúvidas que possuem. Se a sua empresa consegue ter uma oferta assertiva para essas dúvidas, meio passo já está dado para gerar oportunidades reais de negócio via este canal.

Apenas paga-se pelo número de cliques no anúncio e não pela exibição do mesmo. É a empresa que decide quanto paga por clique. Os anúncios funcionam como leilões, onde, entre outros fatores, tem uma melhor posição quem pagar mais por clique. Permitindo assim maior controle sobre o orçamento e o número de acessos com determinado orçamento. Não é necessário um gasto mínimo diário. Indiferente do número de cliques e da variação diária, a campanha permanece online.

O Adwords oferece relatórios com todos detalhes sobre registros, vendas reais geradas como resultado direto do anúncio, quantas pessoas viram os anúncios, qual a porcentagem de cliques, preços por clique, taxas e preços de conversão, número de pesquisas pelas palavras-chave, posição média do anúncio, etc.

Uma excelente estratégia para aumentar a divulgação da sua empresa, marca ou serviço é a utilização em conjunto de anúncios do Google Adwords com anúncios no Facebook Ads.

Conheça os trabalhos que desenvolvemos com Google Adwords aqui nessa página.

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15 de abril de 2016

Mobile marketing – 5 ferramentas para engajamento segundo a IBM

Mobile marketing – A IBM Marketing Cloud aponta as melhores práticas para interagir e se relacionar com o consumidor considerando o crescente uso das interfaces móveis, como smartphones e tablets

Por Renata Leite – [email protected]

A criação de um novo algoritmo mobile-friendly pelo Google, no ano passado, serviu para derrubar qualquer crença, entre empreendedores, de que a elaboração de estratégias voltadas para smartphones, tablets e tecnologias vestíveis, o chamado mobile marketing, ainda podia ser adiada. Embora seja inegável o impacto dos devices móveis nos negócios, grande parte das empresas ainda se esforça para dominar a nova interface de comunicação e relacionamento com os consumidores.

Para melhor aproveitar o ambiente, os profissionais de Marketing precisam entender que o mobile marketing é mais que uma ferramenta; é um modo de vida, segundo ressalta a IBM Marketing Cloud. O termo representa mais do que um simples device e inclui uma série de canais, como e-mail, SMS, mídias sociais, web, entre outros. Investir em estratégias específicas para os gadgets ajuda a gerar valor para os consumidores, fidelizá-los e aumentar as receitas da companhia. Conheça a seguir cinco táticas e ferramentas para promover o engajamento mobile, de acordo com a IBM:

1. E-mail mobile
Mais de 50% dos e-mails são hoje abertos em devices móveis, sendo esse um dos principais usos dos smartphones e tablets. Isso faz com que seja tão importante ter mensagens personalizadas e com conteúdo interessante, quanto fáceis de ler e navegar independente do dispositivo em que são abertas. Para isso, é preciso adotar um design responsivo, que se utilize de ícones e botões de call to action maiores, além de imagens e fontes ampliáveis.

As preocupações não devem ser apenas técnicas. Muitas empresas já levam em consideração outras variáveis, tais como o contexto de visualização, a escolha do produto e dos processos de pagamento, contando com a abertura da mensagem em um dispositivo móvel. Outro bom caminho é incluir nos e-mails um botão de “lembrar-me depois”, que, ao clicado, agenda o envio de outra mensagem para o consumidor com o produto ou a informação que lhe chamou a atenção, de modo a permitir o acesso em outro momento.

2. Aplicativo integrado
A expectativa do mercado é de que, em 2020, os consumidores gastem mais do que US$ 101 bilhões em APPs. Para que a marca faça o melhor uso desse recurso, entretanto, ele não deve ter limitações em relação às funcionalidades ou à integração com o site. Para que as estratégias de Marketing no canal tenham sucesso, é importante que os dados de tráfego e dos usuários mobile também sejam coletados e analisados, para gerarem insights e abrirem caminho para uma experiência personalizada.

Outro passo é definir claramente quais são os objetivos da marca com o aplicativo: fazer prospects e clientes se engajarem com um conteúdo ou fazer uma oferta? A resposta a essas perguntas direcionará à melhor estratégia geral. Para qualquer uma das finalidades, o investimento em uma comunicação e um relacionamento que integre os mais diversos canais de contato com os usuários é fundamental.

3. Mensagens SMS
As mensagens de SMS são uma ferramenta indispensável ao plano de Marketing mobile. A taxa de abertura é de mais de 90% – até oito vezes superior aos resultados com e-mails -, e a leitura das mensagens ocorre em média cinco segundos após o envio. Isso facilita o disparo do texto correto no momento ideal para o consumidor escolhido. Ainda assim, esse recurso deve ser usado com parcimônia para que o cliente ou prospect não tenha uma reação negativa ao envio.

As mensagens neste canal precisam ser curtas, simples e amáveis. Elas são ideias para passar instruções fáceis ou comunicar datas de expiração de ofertas, por exemplo. O texto precisa ser elaborado especificamente para a ferramenta, em vez de ser apenas mais um meio de repetir o que já foi disparado por outras vias. Mais uma vez, as ações precisam estar integradas com todos os demais pontos de contato do consumidor com a empresa, servindo para aumentar receitas, reduzir custos e se relacionar com cliente fiéis.

Os resultados serão melhores se o canal estiver integrado às campanhas automatizadas. Assim, as respostas tendem a acontecer, com a vantagem de o SMS proporcionar facilmente o diálogo entre cliente e marca.

4. Redes sociais
Mais de 80% dos usuários do Twitter acessam o site por um device móvel, e 91% dos jovens de 18 a 29 anos que têm um smartphone conectam-se às redes sociais. Entre as pessoas com mais de 50 anos, a taxa tampouco é desprezível: 55%. Logo, tornou-se pouco razoável pensar a presença nessa mídia sem considerar o acesso móvel ou desenhar a estratégia mobile e desconsiderar as redes sociais.

Para que o conteúdo social seja adequado e compartilhável em smartphones e tablets, ele precisa respeitar a brevidade que esses sites pedem. As imagens e os gráficos também precisam funcionar nas telas menores. Mais uma vez, o canal deve estar integrado às ferramentas de captura de dados e de análise do comportamento do usuário. Ele também deve estar integrado aos demais pontos de contato. As redes sociais podem ter, por exemplo, SMS opt-ins e chamadas para baixar o APP.

É importante permitir o login por meio das redes sociais nos outros canais de relacionamento, reduzindo o tempo gasto pelos usuários com cadastro.

5. Localização
Soluções baseadas na localização dos usuários representam a inovação mais recente no Marketing mobile e oferecem diversas oportunidades para empresas se conectarem com consumidores em trânsito. As ações desse tipo se baseiam na localização física dos clientes e nas preferências deles. Os dados gerados com base na posição geográfica dos usuários ao longo do dia e do mês também podem proporcionar insights valiosos.

As ofertas e o envio de conteúdos alcançam um novo patamar com essa tática, pois chegam ao destinatário quando ele está estrategicamente posicionado. Algumas empresas já estão utilizando beacons e ferramentas similares para disparar mensagens no exato momento em que um prospect ou um cliente atravessa uma porta ou um corredor. Esse movimento representa uma verdadeira convergência dos mundos virtual e real.

Um desafio é vencer os receios das pessoas em relação à invasão de privacidade. Por isso, é importante que marcas expliquem exatamente os benefícios que os clientes terão caso autorizem o recebimento das mensagens direcionadas com base em sua localização geográfica. E para evitar irritar os usuários, deve-se considerar uma frequência de envios que limite o conteúdo disparado para um indivíduo durante um período específico.

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5 de abril de 2016