A importância de ter Google Analytics no seu site

A importância de ter Google Analytics no seu site

Entenda como essa ferramenta pode te auxiliar na mensuração de dados relevantes para o seu negócio.

 

Vamos lá! Se você chegou até aqui, é porque tem interesse (ou curiosidade) de entender o que é o Google Analytics. Independentemente do formato do seu website, se ele é institucional, uma landing page ou um e-commerce, partimos do princípio que você desenvolveu com um objetivo, certo?! Certo. Então, hoje você vai aprender como essa ferramenta pode te ajudar a mensurar e entender melhor comportamento do público que navega no seu site.

Resultado de imagem para metricas do analytics

Afinal de contas, o que é esse tal de Google Analytics?

Conhecido também como GA, o Google Analytics é uma ferramenta do google gratuita, onde é possível analisar dados relevantes do seu site a partir da instalação de um código do google. Esse código coleta todas as informações e transforma em relatórios visualmente mais simples para leitura e interpretação dos dados. Essas métricas tornam-se grandes aliadas das agências de marketing em tomadas de decisões para campanhas e ações.

 

O que analisar no GA?

Agora que você aprendeu o que é Google Analytics, vamos falar sobre as métricas que a ferramenta nos permite analisar. Nos relatórios você irá encontrar dados estatísticos, geográficos e demográficos como por exemplo:

Visitas: quantos usuários acessaram o seu site,  quantos usuários únicos e quantos retornaram ao seu site.

Fonte de Tráfego: indica de onde vieram os seus acessos, através de campanhas, redes sociais, e-mail, busca orgânica, etc.

Taxa de Rejeição: indica a porcentagem de usuários que acessaram sua site e saíram logo em seguida.

Público Alvo: você consegue observar qual o sexo do usuário, idade, cidade e até mesmo se ele está acessando o seu site de um celular ou computador, por exemplo.

Tempo Real: monitore os acessos em tempo real, como por exemplo, quantas pessoas estão no seu site neste exato momento.

E poderíamos ficar por um bom tempo falando de diversas métricas relevantes, pois cada caso é um caso! O que te aconselho é criar sua conta no analytics e explorar tudo que a ferramenta disponibiliza a seu favor.

 

Esperamos que este artigo tenha ajudado a sanar suas dúvidas! Está precisando de ajuda para melhorar a presença do seu negócio online? Conte com a Comunikar, vamos tomar um café e bater um papo sobre marketing digital.

 

Quer aprender mais sobre marketing digital? Dá só uma conferida nesses artigos abaixo:

  1. 6 Jeitos Infalíveis de Conhecer o Seu Cliente
  2. Rede social substitui um site? 
  3. Tendências Para o Marketing Digital em 2020

Até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *