A Influência das Cores nas Vendas

A Influência das Cores nas Vendas

Como a escolha de uma paleta de cores pode afetar o seu negócio

 

A psicologia das cores foi desenvolvida com o objetivo de analisar nossa relação os tons que nos cercam. Segundo pesquisa, 80% dos consumidores sinalizam o impacto da cor na decisão da compra.

 

Vale apontar que 90% das decisões de compra estão relacionadas aos aspectos visuais do produto.Logo, como consequência, entender a preferência do consumidor é importante para influenciar na fidelização.

 

Os primeiros estudos tiveram inicio em 1666, quando Isaac Newton descobriu que a luz branca, ao passar por um prisma, separava-se em diversas cores. Porém, foi o alemão Johann Wolfgang Von Goethe que criou a “Teoria da Cor”.

 

Segundo o cientista, a cor não depende somente da luz e do ambiente, mas também da percepção que temos do objeto. A identificação dos tons é subjetivo, porém os efeitos das cores são universais.

As cores quentes como o vermelho, amarelo e o laranja são estimulantes, alegres, emitem sentimento de ação. Já as cores frias como azul, roxo e verde possuem propriedade calmante por serem suaves e “tranquilas”.

 

Para encontrar a sua cor, é preciso considerar dois pontos chave: a emoção que você quer causar e a impressão que você quer deixar. Que tal descobrir mais sobre o significado de cada tom?

 

cores no marketing

Vermelho

Por definição, é a cor mais quente, simbolizando fogo e paixão. Estimula o aumento da frequência cardíaca e aumenta a respiração.

 

Laranja

É a cor modelo para calor e alegria. Laranja geralmente remete a verão, despertando otimismo e brilho devido a sua intensidade.

 

Amarelo

É a cor do sol. Transmite alegria, relaxamento e estimula a criatividade. O motivo da cor ser utilizada no Setembro Amarelo é o fato de ela ser considerada um calmante para situações de ansiedade.

 

Verde

A famosa cor da esperança e da natureza funciona como sedativo. Olhar para ela é considerado um alivio funcional para as dores de cabeça.

 

Azul

O tom mais “de boa” de todos é também um exterminador de energias negativas. Olhe para o céu – a ideia da amplitude azul acalma até o mais estressado dos clientes.

 

Roxo

Essa é considerada a cor da realeza. Mesmo assim, um dos sentimentos relacionados a ela é a melancolia.

 

Marrom

Cor de madeira, de terra. É ligada ao solo e à segurança do firmamento.

 

Rosa

O rosa demonstra afeto, carinho. O tom pastel também pode ser relacionado à maternidade e à pureza, ao doce e ao gentil.

 

Branco

Paz, fé, lealdade. Tudo relacionado à cor branca deriva do sentimento de divindade. Não é a toa que o vestido da noiva é branco, assim como as roupas que usamos no Ano Novo.

 

Preto

Morte, luto, mistério, escuridão. Ao contrário do branco, a cor preta foi transformada em um antagonista que representa tudo que vai contra a vida enquanto simbolismo. Mesmo assim, também é considerado um tom luxuoso e poderoso.

 

Cinza

O cinza varia entre chique, melancólico e tedioso. É uma cor muito usada na parte de tecnologia por remeter a metal.

 

Você muito provavelmente já percebeu que as cores preto e vermelho são muito usadas para banners de liquidação. Ou seja, nem sempre as lojas optam por seguir padrões durante o ano inteiro, especialmente durante períodos e eventos especiais. Assim como o vermelho e o verde são as cores do natal, o branco e o azul remetem ao inverno, enquanto o amarelo e o laranja remetem ao verão, como dito anteriormente.

 

Mesmo assim, estabelecer uma cor tema para a sua marca vai ajudar a dar um “rosto” para sua empresa – assim como quem pensa em vermelho e amarelo pode simplesmente imaginar um delicioso Big Mac do Mc Donald’s de cara. Isso tudo faz parte de um bom branding.

 

Agora é só sentar e pensar em um mar de cores para chamar de seu. 😉

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